quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Ética Docente




            A ética ainda é um conceito pouco explorado pela classe docente. Porém, é um tema de extrema relevância, visto que os valores éticos defendidos pelo professor podem ser determinantes para sua prática docente e, em conseqüência, para a sociedade. Nesse sentido, o assunto não deve ser esgotado, mas esclarecido, de maneira que os mestres possam ter plena consciência do seu  “fazer profissional”. 
Mas o que é ética?
            Ética é a “ciência da moral, que estuda os comportamentos morais do homem para com uma força metafísica e a sociedade, e tem como finalidade garantir a integridade de um grupo através do regimento da conduta dos seus membros, de acordo com princípios de conveniência geral”. Segundo Isabel Baptista, doutorada em filosofia da educação pela faculdade de letras da Universidade do Porto, a ética pode ser entendida ainda, como uma reflexão de caráter filosófico sobre os princípios e valores que devem orientar o ser humano - noções como o bem, o mal ou a justiça. Ainda segundo a autora, a moral significa “uma formalização de normas de conduta que terão de estar de acordo ou subordinadas àquilo que entendemos por valores éticos, obrigando no fundo, a considerar o primado da Ética sobre a Moral”.
            Analisados os conceitos de Ética e Moral, cabe-nos a seguinte reflexão: Nós, enquanto docentes, temos a clareza de por que educamos, por que atuamos e intervimos na sociedade e para que o fazemos? Esta reflexão deveria fazer parte do cotidiano do professor e dar suporte para todo o fazer pedagógico, até por que a mesma é norteadora da sociedade que desejamos construir.
Cabe salientar que a ética na sociedade é uma referência no mundo dos direitos, mas também no mundo dos deveres profissionais na medida em que através dela definimos ideais, valores, modos de estar e, essencialmente, modos de ser. Ou seja, a ética deverá ser um vetor fundamental na identidade dos profissionais. É impensável que um profissional se defina apenas como um técnico e se esqueça do por que do seu saber fazer, especialmente quando trabalha com outros, com a sociedade e para a sociedade.
Segundo Monti, Schroeder e Mecking a ética no exercício profissional, no qual o professor deve estar comprometido, para que sejam estabelecidas relações de respeito em seu ambiente de trabalho. Observamos no cotidiano escolar, situações que causam certos constrangimentos e que podem comprometer a eficiência e eficácia do processo ensino - aprendizagem. Situações tais como:

·          Discutir assuntos que particularmente dizem respeito a alunos, em locais inadequados, como corredores, pátios, banheiros, cantina, ônibus, etc.
·         ·  Rotular alunos (este é comprometido, interessado, aquele não);
·         ·  Incoerência de atitudes do professor com aquelas cobradas dos alunos (faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço);
·         ·  Falta de comprometimento do professor com o seu papel de educador.

Atitudes simples no dia a dia do professor são demonstrações de ética profissional e conseqüentemente, são refletidas nas atitudes dos alunos, são elas:

·         ·  Respeito à origem, raça, credo, sexo, cor e idade de todos que o rodeiam;
·         ·  Tratar assuntos relativos aos alunos com discrição e em locais adequados, nos quais os discentes não sejam expostos a conclusões errôneas por parte de pessoas que desconheçam a íntegra dos assuntos;
·         ·  Manter sigilo quando se tratar de assunto que possa expor os alunos a situações constrangedoras;
·         ·  Manter coerência nas suas atitudes com aquelas cobradas dos alunos;
·         ·  Ao perceber qualquer problema com seus alunos na relação ensino
- aprendizagem, discutir com a equipe pedagógica de sua escola, a forma mais
adequada de solucionar, deixando a cargo de profissionais especializados o diagnóstico devido.
O professor deve estar consciente da importância de seu papel como profissional da educação, principalmente por que ele é o alicerce para o desenvolvimento pleno dos educandos e dos valores ligados à cidadania dos seus alunos. A convivência harmoniosa dos seres humanos é proveniente da conduta praticada pelos mesmos. Portanto, a ética é um dos fatores predominantes para que se materialize uma educação consciente e eficiente. Mas vale lembrar que esse compromisso ético transcende aos alunos.
Há muito que se discutir sobre ética docente. A ética não é algo acabado, é algo em permanente construção. Quando falamos em ética, falamos de algo que deve contemplar o sentido plural dos valores, da diversidade do pensamento e da ação profissional.

Tiago Amorim


Fontes:

- http://www.apagina.pt/

Antonio Caride Gomez
em entrevista à PÁGINA


Ética do Professor
Laura Bianca Monti, Margaret Maria Schroeder e Maria Letizia M. Mecking


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