quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O Teatro na Educação Infantil

A presença do teatro na educação, especialmente na educação infantil, é especialmente importante, pois o teatro é uma forma de arte que explora vários aspectos do desenvolvimento da criança. Com ele é possível explorar o corpo, através da observação ou execução de movimentos variados, a imaginação que através desse método de trabalho é estimulada constantemente levando os pequenos a se transportarem para outros mundos possibilitando-os vivenciar outras experiências e realidades. Contudo, o teatro como uma metodologia de ensino não se esgota com essas possíveis abordagens. Com uma peça teatral o professor pode abordar assuntos relevantes para a sociedade, e também, e principalmente, para as individualidades, tais como hábitos de higiene, a importância de uma boa alimentação etc. Portanto, como enfoca Beatriz Cabral, “o drama como método de ensino, eixo curricular e/ou tema gerador constitui-se atualmente numa subárea do fazer teatral e está baseado num processo contínuo de exploração de formas e conteúdos relacionados com um determinado foco de investigação (selecionado pelo professor ou negociado entre professor e aluno).” (CABRAL,2006:12).
Em conformidade ao exposto, o teatro, além de propiciar entretenimento e cultura aos pequenos, pode funcionar também como um instrumento para a aprendizagem, uma vez que qualquer tema ou assunto pode ser explorado em uma dramatização. É necessário frisar ainda, que pela sua magia, o teatro “aprisiona” a atenção das crianças e normalmente constitui-se uma maneira contextualizada para transmitir uma mensagem.
Logo, o teatro na educação infantil configura-se como um importante “recurso” pedagógico a fim de atender as diversas necessidades do mundo infantil, propiciando a este público o desenvolvimento de aspectos motores, cognitivos e ainda é um instrumento bastante eficaz com relação à compreensão e apreensão dos conteúdos que devem ser trabalhados.

Tiago Amorim


Referências: http://www.artenaescola.org.br/sala_relatos_artigos

2 comentários:

  1. boa tarde, estou fazendo uma pesquisa sobre relação professor /aluno, vi sua matéria no blog e pela sua experiencia a área gostaria que me mandasse, se possível , algo relacionado ao assunto. mandei um email para você com mais detalhes!!antecipadamente agradeço.
    Nicholas acadêmico de biologia

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog ,esta fazendo um belissimo trabalho. Beijinhos !

    ResponderExcluir