quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Reflexões sobre o texto: Pingos nos IS: A importância das comunidades em rede

Pingos nos IS: A importância das comunidades em rede


A internet realmente é um fenômeno incrível! Milhares de pessoas, de qualquer lugar do planeta, podem se comunicar instantaneamente, pesquisar sobre doenças, produtos etc., etc. É uma cadeia de informações e conhecimento quase que infinitos disponíveis a qualquer cidadão. Estas informações podem se propagar de forma desarticulada, como foi a origem da própria rede mundial, ou de maneira articulada, organizada por um grupo de pessoas e com objetivos claros e específicos; e é aí que entra o fator educacional!

Podemos gerenciar projetos e programas voltados para a educação como um fator de formação e capacitação contínua ou, simplesmente, auxiliar nossos alunos a fazer melhor uso desta ferramenta tão poderosa que, sem dúvida, é um elemento propulsor ao auto-didatismo.

Portanto, temos que ter claro que é fundamental oferecer aos educandos o contato cotidiano com a máquina, mas este por si só, não garantirá seu adequado manuseio. É necessário que, enquanto educadores, construamos este perfil em nossos estudantes, favorecendo o espírito da curiosidade, da sede pelo saber, da investigação, enfim, da insatisfação pelo que lhe é dado pronto, a fim de que ele mesmo tenha autonomia para tirar suas dúvidas, buscar e construir seu próprio caminho rumo a aprendizagem.




Para ver o original, acesse:

http://74.125.93.132/search?q=cache%3A_6ikaC78mLkJ%3Arocha.hiperlab.egr.

ufsc.br%2Fhiperlab%2Fmec%2Funidade2%2FPingos_nos_is.pdf+Pingo+nos+Is

%3A+a+import%C3%A2ncia+das+comunidades+em+rede&hl=pt-BR&gl=br



Nenhum comentário:

Postar um comentário