quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento

A popularização da rede mundial de computadores propiciou informações de todos os tipos de forma extremamente veloz, fazendo com que as pessoas tenham, num clique, acesso a informações de todo o mundo. Esta revolução ocorrida nas comunicações sociais gerou um novo tipo de comportamento no ser humano, tornando-o mais “conectado” ao que acontece em seu planeta. Contudo, não basta receber estas informações. É preciso selecioná-las, interpretá-las, analisá-las, enfim, submetê-las a crítica para que estas possam ser convertidas em conhecimento e fazer a diferença na formação do indivíduo.
Para que esta nova cultura seja incorporada efetivamente é preciso atentar para dois aspectos: o primeiro relaciona-se ao domínio da máquina. Embora seja verdade que os computadores e outras mídias estejam cada vez mais baratos e acessíveis à população, deve-se considerar que uma grande parcela ainda não dispõe destes recursos facilmente, o que retarda seu processo de “alfabetização informática”. É essencial que as pessoas tenham estes equipamentos disponíveis em seu cotidiano, pois facilita a familiarização, e consequentemente, a apropriação da máquina.
Outro ponto fundamental é que uma vez garantido o acesso a estes recursos, deve haver um trabalho pedagógico eficaz, quanto à leitura e a utilização destes equipamentos, e para isso faz-se necessário um trabalho anterior e/ou concomitante do professor. Desenvolver a capacidade de análise, abstração e crítica é fundamental para que as informações que invadem o espaço cibernético convertam-se em conhecimento fundamentado. Assim, não basta que se forneçam as tecnologias, é preciso desvendar os meandros que as permeiam para, enfim, utilizá-las de forma saudável e produtiva.

2 comentários:

  1. Tiago,

    Já inscrevi seu nome e blog na lista de participantes da coletiva "Professores do Brasil".
    Agora, é só publicar seu post amanhã relacionado ao tema.

    Obrigado por participar e até amanhã.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela bela homenagem ao Dia do Mestre.Vim te convidar a conhecer o Compartilhando as Letras:

    www.compartilhandoasletras.com

    ResponderExcluir